segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A ganhar ou a perder...

Depois do brilhantismo da primeira jornada, do susto da segunda, chega agora uma realidade dura e crua à terceira jornada.
Este sábado entramos em campo já a saber que em caso de vitória ficaríamos isolados no topo da tabela. 
Sim eu sei que ainda vamos no começo, mas candeia que vai à frente, alumia duas vezes e é bem verdade.

Sabendo disso, só havias dois caminhos, ganhar ou ganhar com classe. 
Pois bem, se o inicio do jogo foi prometedor, o segundo tempo foi a cara chapada do jogo do Jamor. Linhas recuadas, falta de intensidade e erros a mais para uma equipa que ostenta o escudo de campeão e mais importante, o brasão abençoado ao peito!
Se o jogo com o Belenenses servia de exemplo para alguma coisa, nada aprenderam com ele. Depois de estar a ganhar por 2 golos de diferença, fizeram pior que na semana passada.
Não saíram com apupos, mas deviam ter pedido desculpa. Porque se há coisa que o adepto do Porto sabe, é reconhecer o esforço e empenho dos seus...
Não custa a um adepto racional dar os parabéns a um adversário que foi melhor que nós, mas custa muito entender como é que uma equipa como o Guimarães que nada fez para ganhar o jogo, consiga sair do Dragão com uma reviravolta de 2 golos...
Para um futuro próximo e é já este domingo, só existe um caminho, ganhar e com classe durante 90 minutos!

Outro aspecto unânime entre o mundo Portista, é que ainda bem que perdemos.
Isto porque, em primeiro lugar o segundo golo é precedido de um claro fora de jogo do André Pereira e nós não gostamos de ganhar à custa de ninguém. Com VAR ou sem ele, queremos ganhar no campo sem truques ou favores alheios.
Segundo porque com esta derrota, pode ser que seja a melhor maneira de aprender com os erros. Uma chamada de atenção e um reunir de tropas, explicar que no Porto não se tolera falta de empenho.
Por fim, serve para abrir os olhos a adeptos como eu, que ficaram deslumbrados com o jogo com o Chaves e que agora têm maior dificuldade em entender estas disparidades de exibições.

A bandeira essa continuará sempre erguida, porque a ganhar ou a perder, Porto sempre!!! 

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Depois do Champagne, o tinto da tasca...


Depois de uma exibição de luxo a abrir o campeonato, uma exibição de querer, com coração, mas sem cabeça.
As condições eram iguais para as duas equipas, mas depois do 0-2, com um calor abrasivo e uma relva a lembrar o brasileirão, caímos muito, baixamos linhas e deixamos que o Belenenses entrar de novo no jogo.
Tanto entrou, como aproveitou o baixar de linhas da nossa parte para se apoderar do jogo e chegar ao empate nos últimos 10 minutos de jogo. 10 minutos que chegaram para mostrar reacção!
Sorte a nossa e estranhamente, o VAR funcionou de igual modo para os dois lados e chegamos à vitória com um penalti no primeiro minuto de compensação dos 5 dados.
Sim foi aos 91´ o penalti e não aos 96´ como a imprensa ao comando dos queixinhas fez querer passar cá para fora. 

Imprensa essa que está cada vez mais presa de movimentos e amordaçada no que toca a jornalismo.
Chega a ser ridículo, ao que se prestam algumas personagens que marcam presença assídua nos jornais/programas desportivos, como cronistas/comentadores residentes.
Se alguém é convidado para dar a sua opinião como adepto de qualquer uma das equipas, por mais honesto que seja, não se espera outra coisa que não seja parcialidade.
Mas quando se vê comentadores ditos imparciais a vomitar a propaganda de um dos lados da barricada, dá nojo e pior ainda se esse pedaço de merda não é nenhum ex jogador/dirigente, mas um jornalista. E a cada dia que passa, a passagem obrigatória pela casa mãe é um passo de gigante, para depois se espalhar pelo mercado, nomeadamente pela Sportv e TVI.

Sportv que vai ser um caso de estudo. Se neste ano Zero, "só" falta a liga Espanhola e a Champions, para o ano vai ser uma razia... e a prestação, essa mantém!
A ver vamos, se não há aqui um jogada de bastidores para afundar a mesma...

Quando alguém se encontra doente, é de mau tom brincar com a situação.
Mas este lamaçal lançado pela maquina de propaganda, cheira a esturro para esconder e abafar qualquer coisa... esperemos que não seja nada de mau de saúde!

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

"Arremeços"

Bem, ainda agora começou e eles já andam loucos...
Na ultima época, depois de se verem acusados de tudo o que andaram a fazer e não havendo defesa possível, a estratégia foi a do lamaçal.

Formaram um gabinete de crise e começaram a escavar em busca de algo que desse para "arremeçar" contra os seus mais directos rivais.
Deram com o cashball para os lados da segunda circular, mas até aí se enterraram, porque para os enterrar até o próprio nome mancharam nas ofertas. Mas o importante era atirar lama...
Como não conseguiram atacar a norte, a estratégia foi denunciar!
Mas denunciar o quê!? Nada, porque não encontraram nada...
Então tiveram que atirar areia e instalar a duvida...
Era subornos, pagamentos encapotados, influencia na arbitragem...ou seja, tudo o que são acusados!
No inicio foi no canal próprio, mas foi tão ridículo que optaram por trabalhar nos bastidores. Contas falsas, contas só para determinados jornalistas, noticias plantadas e depois em força nas denuncias anónimas.

Com a findar do campeonato e perdendo em toda a linha, este ano começaram por apregoar à calma e à pacificação do futebol português. Mas...é mais forte do que eles! 
O mais hilariante disto tudo (e acontece em todos os clubes!) é a opinião publica dos seus adeptos seguirem como cordeiros a opinião publicada do gabinete.
Desde comentadores, paginas afectas, a simples sócios e adeptos.
Ter uma conversa com alguns destes caríssimos, redonda sempre no mesmo...apito dourado, fruta, café com leite!
Estão de tal maneira afectados e doentes, que o caminho que escolheram é o de baixar a cabeça, entrar em negação e vomitarem todo o ódio que acumularam!

Tenho uma má noticia para todos eles, o mundo é diferente do que aparece na BTV, o futuro poderá não ser risonho...


domingo, 12 de agosto de 2018

Perfeito!


E quando não se está à espera, ainda sabe melhor...
Depois de um arranque em Aveiro com a conquista da supertaça, onde a exibição não foi de encher o olho, mas houve consistência, querer e raça, o melhor de tudo foi mesmo a conquista de mais um troféu.
Ontem a acrescentar a tudo isso, um banho de bola! Exibição de encher o olho, resultado gordo e o constatar que ao sair do estádio, todos iam felizes com o que tinham visto.
Defesa sólida, meio campo com trocas de posição constantes, criando sempre linhas de passe e ataque furtivo!
Para quem acompanhou a pré-época como nós, nada fazia prever que na primeira jornada a equipa estivesse a jogar um futebol deste calibre, onde deu para lançar Adrian Lopez e Marius e alertar Marega para o que aí vem! 
Todos sabemos que nem sempre vamos jogar assim, sabemos também que vai haver jogos em que as coisas não vão sair bem, mas com este querer vamos estar sempre mais próximos de ganhar!
De destacar a solidez do menino Diogo Leite, a excelência de jogo do Herrera e a magia do Brahimi.

Brahimi esse mesmo, que para quem se lembra e não é preciso recuar muito no tempo, era o um brinca na areia, sem intensidade de jogo, que se recriava e jogava sozinho. Hoje é o melhor jogador da equipa.
A juntar a toda a magia que já tinha nos primeiros anos, o ano anterior já mostrou um jogador mais assertivo, a soltar mais e melhor a bola e mais importante de tudo a jogar para a equipa.
Ontem fez tudo bem e se fosse sempre assim, era um Top 10 mundial! Craque!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Arranque 2018/2019


Inicio de mais uma época e começamos como melhor sabemos...a ganhar!
Depois de termos conquistado o ultimo campeonato contra tudo e contra todos, com uma raça e um querer que já não via há uns anos no reino do Dragão. Entramos na nova época com a conquista de mais uma supertaça nos mesmos pressupostos, com muita raça e querer contra um Aves e um Sr com um apito. 

Este ano iniciamos a época com uma "Silly Season" a desejar muito...
Se no ano passado não havia capacidade financeira para ir ao mercado, porque a UEFA assim o exigia, este ano não se percebe a falta de argumentos.
Depois de uma época em que se valorizou e muito os activos da equipa e não se conseguindo segurar Marcano e Reyes, duas ou três vendas para haver força para colmatar o plantel era o exigido, mas assim não aconteceu.
Encaixamos quase 80M de euros com excedentários, deixando "só" a ala direita da defesa destapada e continuamos sem argumentos no mercado, perdendo mais valias por falta de €´s e poder de negociação.
Se no sector recuado o problema está estancado com Diogo Leite, Mbemba, Militão no centro e Maxi e João Pedro na direita, falta poder de choque no meio e na frente, agravado agora com a lesão do Soares e da novela do Marega.
Esperemos que nos próximos dias possamos fechar 3/4 jogadores de valor para o plantel sem Alexandres pelo meio...

A Imprensa lisboeta continua a sua cruzada para deturpar noticias. 
Primeiro foi o Marega que se recusou treinar, forçando a saída do Dragão. No mesmo dia saí a noticia que o Jonas estava na porta de saída da luz a pedido do mesmo, por não se sentir em plenas condições físicas para arrancar mais uma temporada na luz.
Só que a verdade é como azeite, vem sempre ao de cima...
Se por um lado é verdade que existe um caso Marega, visto o maliano querer sair para e premier league, não é de todo verdade que o jogador se tenha recusado treinar/jogar. Recorrendo ao empresário para forçar a saída, foi castigado e afastado da convocatória. Das duas, três, ou o West Ham chega aos valores exigidos pelo Porto, ou terá de pedir desculpa e integrar a equipa. 
A sul o tal pedido sempre aconteceu, mas não foi para sair, mas sim para ser aumentado!
Jonas não gostou de saber o contrato do Ferreyra juntamente com prémios anuais e exigiu um aumento. A coisa até teve bicuda entre os dois jogadores na digressão americana, mas quem tem uns tentáculos tem tudo e as noticias explodem sempre bonitas cá para fora...

Daniel Santos