quarta-feira, 23 de março de 2016

Bola vs Futebol


Mais uma paragem de campeonato, mais uns fim de semana sem aquele bichinho...
Começo a remexer de um lado para o outro, porque jogos de selecções e amigáveis não são definitivamente a minha praia! 

Contudo, graças a uma reportagem da Sportv o grande Quinito saiu do submundo e apareceu publicamente no forum de treinadores em Setúbal. Rodeado de homens da bola! Sim, homens da bola!
O futebol de hoje em dia sente falta dos homens da bola. Dos que não tiveram privilégios que os meninos de hoje em dia têm, que não ganharam fortunas como se ganha hoje, mas que eram jogadores de bola, porque amavam o que faziam! 
Sim estes craques de ontem, são precisos e necessários no futebol de hoje. Sem tirar mérito aos comentadores de hoje (não confundir com adeptos que aparecem em programas!), esta gente que espalhou magia, sangue e suor nos anos 80 e 90 nos nosso relvados, precisam de espaço para erguer de novo o desporto rei! 
Tiveram lá, sabem qual o cheiro de um balneário, o nervoso miudinho que se sente antes de entrar em campo, sabem o que é a picardia, o amor à camisola...sabem o que é ser futebolista!!!

Esta introdução toda para quê!? Porque é nesta antecipação que podemos voltar ao caminho das vitorias! Se conseguirmos perceber isto primeiro que os outros, vamos ganhar mais, vamos ser melhores, vamos ser o Porto que todos queremos ser!
O futebol de hoje está minado com agentes e intermediários de agentes, que por sua vez representam percentagens de outros agentes, que resulta em negociatas que em nada abonam o mundo da bola.
E o Porto de hoje em dia, está mergulhado neste futebol que nada interessa...

Vejo alguns lunáticos dizer que a resposta ás nossa decepções se encontra na equipa B, onde existe muito talento. Jovens bem melhores que alguns que alinham na equipa principal.
Nesta constatação existe meia verdade. Há muito talento, é um facto. Mas esses meninos que têm dado alegrias na honra, iriam ter o mesmo problema se fossem lançados para a equipa A no ano que vem.  
Temos de os saber aproveitar, como é óbvio. Mas de nada serve lançar esta fornada, se não os protegermos do que de mau se infiltra no futebol de hoje.
Lançar Chidozie, Garcia, Graça, Francisco, Omar, Podstawski, Gleison, Ismael e o próprio André Silva, de nada serve se não houver no treino do dia a dia quem os saiba guiar.
Precisamos de ir buscar os homens da bola, os que sabem o que é o futebol e mais importante, o que é o Porto!
Precisamos de os colocar no terreno. Sem interferir no treino, meter estes senhores no Olival, para os acompanhar desde o pequeno almoço, entrada no relvado, nas pequenas conversas e até no banho! São estes senhores que sabem o que é ser Porto, o que é a mística que todos falam e que ninguém sabe ao certo o que é!
Cativar homens que não têm nenhuma carreira activa (treinador/director), homens que só sabem o que é jogar à bola como o João Pinto, Rodolfo, Frasco, Sousa, Pacheco, Paulinho, André, Magalhães e aproveitar a sabedoria destes craques para limpar e dar uma lufada de ar fresco no nosso balneário!

Se o fizermos, mudando o chip do clube, vamos voltar a ser Porto!

Daniel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário