sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A "cretinice" do Cretino!!

 O "Príncipe" é provavelmente o livro mais conhecido de Maquiavel e foi publicado em 1532. Teve origem com a união de Juliano de Médici e do Papa Leão X, com a qual Maquiavel viu a possibilidade de um príncipe finalmente unificar a Itália e defendê-la contra os estrangeiros.
 Ora, porquê este pedaço histórico? Porque Jorge Jesus foi assim visto pela agremiação corrupta de Carnide... um Príncipe, bastião contra tudo e contra todos (apesar de dizerem ser 6 milhões em 10, ainda se julgam os perseguidos), uma espécie de Dom Sebastião sem espada mas de chicla na sua boca aberta.
 Desde os tempos no Os Belenenses, que não posso com esta personagem... abomino-o a ele e ao seu assassinar da língua Portuguesa (que pelo facto de treinar o clube dos viscondes e de ter treinado o 5lb é visto como pitoresco, mas se tivesse treinado o FCP ou BFC os adjectivos eram bem mais pejorativos). Odeio a forma como endeusam o gajo que ganha 3 campeonatos em 6 anos (o Jesualdo ganha 3 em 3 mas é fraquinho), passa uma vez a fase de grupos da champions com o seu colosso, mas é "azar", perde 2 finais da UEFA mas "o que importa é estar nas finais", potencia esse "desconhecido" campeão olímpico pela Argentina que custou míseros 5 milhões chamado Di Maria,que antes de JJ parece que jogava com uma prótese de madeira. Matic, um pobre desgraçado que só conseguiu ser contratado pelo Chelsea antes de JJ, goza com a cara de Alan Pardew e tb com os jornalistas dizendo "Luisão numbere trei", agride um policial (façam o mesmo e vejam o que vos acontece), tira todo o crédito a Domingos pelo seu Braga porque aquilo era tudo fruto do trabalho dele, faz o mesmo a Rui Vitória, enfim, podia também referir como ele aparece em vídeos a pedir ao Artur para se mandar para o chão para perder tempo, da brilhante ideia de meter o Roderick a 30 (!!!!) minutos do fim do jogo, na casa do seu maior rival quando está empatado, do seu ajoelhar no imaculado relvado do Dragão (para meu gáudio), dos gestos obscenos dissimulados em conferências de imprensa, de quando lhe fugiu a boca para a verdade dizendo que só na playstation é que chegava lá, mas prefiro lembrar das palavras de Manuel Machado aquando o "mestre da táctica" levanta 4 dedos como forma de provocação ao professor:
 "Na vida um vintém é sempre um vintém e um cretino é sempre um cretino."
E tu JJ, tu és um enormíssimo cretino, e independentemente de qual dos lados da 2ª circular ganhe no domingo, quero é que leves com uma "padrada" nesses cornos.
E como o texto já está enorme, vamos pô-lo ainda maior, porque recordar é viver:

"Há três fatores importantes [num jogo de futebol]: a vitória, golear, e a nota artística. Mas este último é na patinagem artística."
23-02-2010
"Os árbitros têm de ser mais práticos e menos teóricos. Têm de ler menos livros e perceber mais de futebol."
08-03-2010
"O treinador tem de ver coisas que mais ninguém vê."
Sol, 29-07-2011
"Se alguns políticos fossem treinadores não resistiam muito tempo nas equipas."
21-10-2011
"[Treinar o] FC Porto? Quem chega ao topo não quer andar para trás!"
"A Bola", 03-05-2012
"O que era o Benfica antes de mim?"
02-11-2012
"Ainda tenho muita coisa para ganhar no Benfica. Ao longo destes três anos, já ganhámos muita coisa, não só títulos, como muitas coisas para chegar aos títulos."
29-12-2012
"Eu criei uma ciência para ter uma ideia, um modelo de jogo, um modelo de jogador, um modelo de treino."
11-03-2013
"Não vamos branquear. O Benfica teve dificuldades no jogo. O Sporting mostrou que é uma excelente equipa. O Benfica ganhou limpinho, limpinho."
Jorge Jesus, comentando a arbitragem de João Capela após vitória do Benfica sobre o Sporting, por 2-0
22-04-2013
"Individualmente, se o Benfica sair vencedor da Liga Europa, serei muito mais reconhecido fora do país, sem dúvida nenhuma."
08-05-2013
"O meu conhecimento e sensibilidade dizem-me que o Benfica está próximo de ter a hegemonia do futebol português."
Benfica TV, 04-07-2013
"Sei o valor que tenho como treinador."
04-10-2013
"Para mim, um treinador não tem passado nem futuro, só tem passado."
02-01-2014
"Pressão? Isso faz parte do nosso dia-a-dia. (...) Na cabeça de jogadores deste nível essa palavra está sempre presente. (...) É 'piners' para nós."
23-02-2014
"Dentro das quatro linhas é que é o meu campo. Fora das quatro linhas, não sei jogar nele."
19-03-2014
"Quem vê a equipa percebe que o Benfica, neste momento, é a melhor equipa em Portugal."
02-04-2014
"O presidente [Luís Filipe Vieira] tem mudado o Benfica. Agradeço-lhe ter acreditado em mim desde a primeira hora."
20-04-2014
"Na minha profissão, a minha especialidade de treinador é uma área que o conhecimento dela envolve, muitas vezes, questões científicas. É verdade que passa por várias áreas, mas temos, hoje em dia, uma profissão onde tu tens de ser criativo."
18-05-2014
"Um treinador é como um pintor. (...) Já contei esta história da Paula Rego: estive uma vez numa exposição e ela dizia-me a mim e às outras pessoas que era uma figura que se chamava Maria e que estava a chorar; 'ah está a chorar?' não via nada... mas ela sabia que estava a chorar. É como o treinador."
18-05-2014
"Não sou Eça de Queiroz. Têm de me julgar como treinador. Se sou bom ou não."
Benfica TV, 29-05-2014
"Acho que sou o melhor treinador do mundo, mas isso só vou poder justificar quando ganhar a Champions."
Sol, 30-05-2014
"Custa-me ver pessoas, que são médicos, advogados a falar sobre futebol. Eu não sei falar sobre medicina. Como é que eles sabem falar sobre futebol? Faz-me uma 'ganda' confusão... Uma 'ganda' confusão, 'ganda', não digo grande, mas sei o que é grande. Isto é cultura aqui de Lisboa."
SIC, 01-06-2014
"Não é a minha paixão, atualmente. Um treinador de seleção, para mim, não é um treinador, é um selecionador. Durante o ano não treina, seleciona."
Sol, 19-06-2014
"Os jogadores que já saíram do Benfica já saíram e penso não perder mais nenhum jogador. Senão, também vou eu."
03-08-2014
"Todos os treinadores que treinam a seleção saem de lá completamente desprestigiados."
15-09-2014
"Tamos tranquilos. Tamos? Agora já estava aqui a falar à Amadora."
19-09-2014
"Houve treinadores que fizeram menos do que eu e estão no Top-10 para a eleição de melhor treinador do ano, mas não percebo os critérios para ser nomeado."
30-10-2014
"O Lopetegui... Lopetegue... Lopet... eu às vezes troco o nome [do treinador do FC Porto]. Eu agora disse bem, Lopetegue. Uma vez eu disse logo Lotopegue, já nem sei o que é que eu disse."
10-04-2015
"Tenho uma carreira de treinador há mais de 20 anos e o que mais adoro é o futebol. A partir daqui treino no Benfica, na China ou no Paraguai, porque o futebol é a minha paixão."
17-04-2015
"Lopetegui e Capela... só me engano nos nomes quando eu quero. Como viram, agora não me quis enganar. Está tudo dito."
01-05-2015
"Julgo que sou o único treinador português a ganhar dois títulos seguidos no Benfica. Era um objetivo que traçámos no início da época, estivemos 11 meses a pensar nele e ganhámos com todo o mérito."
17-05-2015
"Não sei se para o ano, os meus amigos, que são muitos, serão do Benfica."

João de Sousa

3 comentários:

  1. Grande, o Sr Pôncio Monteiro ficaria orgulhoso!!!

    ResponderEliminar
  2. Cá estará o azul e branco para fazer do leão um gatinho como da aguia fez um frango e JJ se ajoelhar novamente! Não nos importamos de passar mais um atestado de incompetência o cretino!
    Excelente texto venham mais.

    ResponderEliminar