quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Patrão, o número 6!


Para todos os que me conhecem, sabem que se tivesse habilidade para tal era onde ia espalhar magia pelos relvados! Sim um 10 é que é o mágico, o 9 o que geralmente mete mais batatas na rede e o 7/11 os que angariam mais adeptos pela diferença que fazem no um para um… mas o 6 é a identidade de uma equipa!
Já tive camisolas do Paulinho,Doriva, Paredes, Costinha, Bolatti , Fernando e agora vai ser a vez do Rúben! Em todos eles algo me fascinou, desde a raça à classe!!!
Paulinho foi o que me cativou. Foi na altura dele que comecei a prestar mais atenção ao mundo da bola com olhos de ver e o “caxineiro” era a marca daquele Porto.
Era um trinco já futurista para o inicio dos anos 90. Conseguia conciliar à mestria do sentido posicional uma qualidade de passe acima da média, algo que não se via num trinco da altura.
Sabia fazer compensações como ninguém e juntava a raça ao seu jogo. Por vezes foi prejudicado por isso, mas nunca alterou e ainda bem!
Apresentou-se depois Doriva de Dragão ao peito e foi um deleite ver um Dragão chegar ao escrete com um pontapé que fazia as barreiras abanarem, que tanque!
Paredes, Costinha e Fernando foram os 6 que todos os treinadores gostaram, por um simples facto, podiam deixar a base do triângulo defensivo entregue a um só homem e fazer com que o meio campo tivesse mais preponderância ofensiva.
Tinham um problema, a que no ano passado se juntou o Casemiro, tinham alguma dificuldade com a bola nos pés. Mas e há sempre um mas, jogavam muito e todos eles marcaram uma era naquela posição do meio campo Portista.
Bolatti merece as minhas linhas pelo simples facto de ter sido dos poucos que o compreendeu, ou de uma modo mais correcto, que o não crucificou!
Continuo a achar que era um craque, que não se adaptou. Sou obrigado a concordar com os que dizem que os bons se adaptam a qualquer campeonato, mas para mim há uma excepção…Mário Bolatti!
Este ano temos dois predestinados, cada um com as suas virtudes e defeitos. Danilo e Ruben têm tudo para dar certo, mas o menino é o que me enche as medidas.
Tem um problema para um trinco imperdoável, ainda perde bolas em posições completamente proibitivas, mas acabou de fazer 18 anos, tem mais é que aprender e melhorar!
Agora que tem  muita classe, isso é indesmentível, e só espero que não seja o próximo 30 ou 40 milhões, porque espero ter a oportunidade de o ver mais uns aninhos de Dragão ao peito!
É o primeiro a baixar para receber jogo, saí a jogar de cabeça levantada, mete a bola onde quer e ainda junta um pontapé de qualidade quando chega a zonas de finalização.
No aspecto defensivo é certinho, tem um excelente sentido posicional e de compensação, para um menino 18 aninhos já tem corpo. Vai ganhar mais, vai aprender que quando está de costas é preferível não arriscar e num curto espaço de tempo vai ser o 6 que todas as equipas vão querer!


Daniel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário